sábado, 23 de fevereiro de 2013

Pânico

Acabei de viver um dos momentos mais desesperantes da minha vida. Medo é a palavra certa.


Vinha agora do supermercado e mudei o caminho no regresso à casa para ir recarregar o telemóvel, maldita escolha, acabei literalmente ENTRE A POLÍCIA E OS MANIFESTANTES !!!!!!!!!!

Foi tudo muito rápido, de repente a polícia veio correndo de baixo e os manifestantes vinham de cima, colocando fogo em tudo, jogando garrafas, gritando e destruindo carros. E eu ali sem ter para onde fugir! Eu sequer tinha para onde correr!! Me encostei bem escostadinha à parede e o pelotão da polícia passou por mim.

PÂNICO,MEDO, parecia uma guerra.


No caminho de casa vi melhor a destruição que ficou, caixotes do lixo pegando fogo, lixo espalhado por toda a rua, sangue, garrafas, bombeiros passando...

Meus colegas de casa chegaram agora e me disseram que mais abaixo na nossa rua está tudo destruído, montras, carros... Olhei da janela e a polícia cercou tudo, não dá para passar.







Hoje houve uma manifestação gigante em Espanha, a "Marea Ciudadana", cuja voz foi contra os cortes no sector publico, sobretudo na educação e na saúde. 

O "epicentro" foi perto da minha casa mas eu nunca pensei que ia ver as coisas do jeito que estão. Havia um Mercedez-Benz TOTALMENTE DESTRUÍDO na rua! Neste momento, daqui do meu quarto só se ouvem as sirenes na rua e os som dos helicópteros.

Meu Deus do céu ...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mudanças

Dia 16 de Fevereiro de 2011 eu estava num avião indo de volta para o Brasil, mais precisamente de Lisboa para Campinas. Estava a viver em Portugal há 8 anos, não tinha conseguido guardar dinheiro nenhum mas tinha conseguido fazer uma faculdade e este era meu maior tesouro. Fui embora de Portugal com lágrimas nos olhos, o coração bem apertado e cheia de expectativas para a minha nova vida no regresso ao Brasil.

Eu e Mamãe dizendo adeus para Portugal

Bem, cheguei em Campinas e em 7 dias arranjei um emprego. Um não, vários! Optei por trabalhar perto de casa. Meus planos eram ficar uma temporada lonnnga em São Paulo, fazer um mestrado e passar tempo com a minha amada família. Mas aconteceu algo muito, muito estranho: não me readaptei ao meu próprio país!! Estranhei os hábitos, a comida e o calor. Sentia muitas saudades do delicioso hábito português de ir a um café para uma bica e o jornal, senti falta do sotaque, do bacalhau, do azeite, da praia pertinho, das minis pretas .... Enfim, as coisas iam mudando dentro de mim.

Campinas, SP 
Calor Insuportável (não aqui, é claro)

Ao fim de 16 meses decidi regressar ao meu Portugal. Meu patrão (da altura) me deu a hipótese de trabalhar à distancia e aquilo pareceu-me um sinal divino para eu seguir meu machucado coração. Tive o apoio dos meus amigos e de poucas pessoas da minha família mas estava mesmo decidida a recuperar o que eu deixei em terras lusitanas.

Fui recepcionada com uma grande festa no aeroporto de Lisboa! Cartazes, violão, meus amigos e minha mãe. Me senti em casa de verdade e tive a certeza que tinha feito a escolha certa.


Me candidatei a alguns mestrados que eu queria fazer em Lisboa e me candidatei ao INOV Contacto no ultimo dia do prazo das inscrições. Comecei a fazer o mestrado mas fiquei sempre presa às respostas que iam surgindo do INOV. Por causa disso não fiz muitos planos nem me envolvi com muita coisa. Eis que no final de Dezembro recebo a resposta de que estava dentro do programa, o que significava que ia estar 6 meses em algum lugar que eu só saberia em Janeiro.

Me calhou Madrid. Adorei e Espanha sempre foi um país que eu queria viver. Deixei o mestrado, mamãe, meus amigos, meu emprego e vim.

Agora olhando para os últimos 2 anos não consigo acreditar nas viradas que a minha vida levou. Quantos planos eu fiz e não cumpri, quantas metas eu criei e modifiquei, quantas coisas eu quis e conquistei, e sobretudo, quantas surpresas a vida me presenteou!

O mundo dá muitas voltas e a nossa vida vai rodando junto, cabe a nós decidir se as voltas são para frente ou para trás.

Palavra do Dia: Decisões


Reencontro

Há um tempo atrás eu fui estudar em Londres por uma mini-temporada. Conheci os pontos turísticos mais famosos de Londres, fui aos museus mais legais, às lojas mais famosas e aos restaurantes mais chiquetosos  mas a melhor parte foram as pessoas que eu conheci por la.


Na minha escola havia gente de diferentes idades e de diferentes partes do mundo e os espanhóis eram sem dúvida nenhuma os mais divertidos!! Claro que me integrei logo nesta turma e passamos a viajar e turistar juntos. Era muito caricata a nossa comunicação. Todos nós tínhamos um nível fuleiro de inglês mas isso não era impedimento para aquela comunicação que só os latinos sabem como fazer. Era uma torre de babel com gente falando alto, misturando as línguas , gesticulando, um falando uma coisa e o outro entendendo outra mas no final todo mundo se entendia (eu acho!).



Depois de ir embora mantive contacto com muita gente que conheci por la mas com a Beatriz este contacto era mais regular. Assim que eu soube que vinha para Madrid tratei logo de combinar um encontro com a Bea e o Carlos e ontem, finalmente, conseguimos nos encontrar! Nos encontramos no bairro  da "La Latina" e fomos fazer um tour por Madrid. Estar com pessoas que conhecem a cidade é outra coisa né?

Acabamos a noite em um barzinho (que eu obviamente não me lembro o nome) relembrando nossas aventuras na Inglaterra e conversando sobre o futuro. Os dois querem voltar para Londres, são ambos formados em Gestão mas não arranjam emprego em Espanha na área. Me disseram que a situação aqui para os jovens está pior do que a televisão mostra e para os recém-licenciados as chances são quase nulas de arranjar um trabalho.

Tivemos uma noite espectacular acompanhada de tapas e montaditos e ja ficou marcado um repeteco para semana que vem.

Nós em Londres

Nós em Madrid !
Palavra do dia: Espanglês

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Frio


Estou em Madrid há 2 semanas e todos os dias me arrependo de não ter trazido mais um casaco. Tem feito um frio de matar e os espanhois dizem que é normal nesta época do ano. Ah, tá.

Esta semana, no caminho entre a estação do comboio e o meu trabalho comecei a sentir meu cachecol meio molhado e quando percebi estava nevando!!!! Ok, na verdade era uma mini-neve, daquelas que quando chega no chão ja derreteu e virou água, mas mesmo assim era neve !! Estavam 3ºC mas com sensação térmica de -3ºC, ou seja, estava mais quente dentro de uma geladeira do que na rua.

E para comparar fui consultar a temperatura nos meus outros dois países e aqui está o resultado:

Estou bem na Espanha, não?

Palavra do Dia: Congelador

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sábado

Sabe aquele dia que parece que não vai acontecer nada de interessante? Bem, sábado estava assim. Durante o dia dia fui passear pelo centro de Madrid com a desculpa de que queria comprar um cachecol cinza (Nossa Senhora, que bela desculpa). Andei, entrei e saí de 6.000 lojas, fiquei ouvindo música de rua, tirei umas fotos e ao fim da tarde só queria ir para casa dormir.


Mas não foi isso que eu fiz.A meio do caminho recebi um convite quase irrecusável: jantar com espanhóis!  Jantar com pessoas novas é das coisas que eu mais gosto de fazer na vida. Eu adoro comer e adoro falar !! Nos jantares há tempo para conhecer todo mundo e conforme a garrafa de cidra vai diminuindo o interesse nas conversas vai aumentando.

O motivo do jantar era encontrar um amigo do pessoal, que está vivendo em Cambridge mas veio passar uns dias em Madrid e o programa da noite incluía o jantar uma esticada até alguma discoteca. Bem, depois do jantar fomos até a casa da Pilar só para um copito de Rum com Coca-Cola antes da disco... Não sei exactamente quanto tempo estivemos por la mas foi o suficiente para umas boas risadas e derrubar os mais fracos.





Quando finalmente chegamos na discoteca ja havia passado o tempo das entradas com o nome na lista e para entrar pagamos 20€ cada um!!! O local escolhido (que eu não sei o nome) era bonito e tinha um ambiente interessante mas as músicas.... "Lo que pasó pasó, entre tu y Yo..." e mais todos os hits latinos dos últimos 5 mil anos. Obviamente o que faz um lugar ser bom ou não é a companhia, e nós, os 4 resistentes da noite estivermos à altura deste desafio!


Palavra do Dia: Companhia

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Visitas!

Os últimos dias foram muito especiais para mim: Estela e Nando deram uma passadinha em Madrid antes de irem para Barcelona e jantamos juntos 2 vezes!


Como foi a primeira vez do Nando em Madrid fomos fazer programa de turista a noite (durante o dia a Estela se encarregou de matar o coitado de tanto andar). Primeiro uma passadinha no Mercado San Miguel, um dos mercados mais tradicionais e com certeza o mais famoso de Madrid. Nossa ideia era comprar umas frutas e jantar por la mesmo, comer umas tapas e encher a cara de vinho mas não havia nenhum lugar disponível...


O jeito foi procurar um restaurante de verdade e comer algo bem típico espanhol. E nada mais típico do que um prato de presunto com enchidos!!
Nosso jantar teve também um motivo mais que especial: comemorar o aniversário da Estela! Com esta desculpa muitas e muitas garrafas de vinho se seguiram e quando nos demos conta o restaurante ja estava fechado.



No dia seguinte fui trabalhar feito um cão velho sem dono, com sono, cansaço e ressaca mas a noite fomos jantar de novo! Como os dois iam para Barcelona no dia seguinte não havia chance nenhuma de não estarmos juntos! Saí de casa debaixo de um frio de uns 4 ou 5ºC e ficamos num restaurante pertinho do hotel, não dava para sair procurando nada naquele frio da morte.

Jantar delicioso e despedida.

Eu estou acostumada a ser quem vai embora durante as despedidas e não quem fica, mas desta vez foi ao contrário. Fui sozinha para o metro com uma dor no coração mas também com um sentimento enorme de gratidão. Sou tão agradecida por ter na minha vida pessoas tão maravilhosas que me fazem super bem e mesmo longe estão tão perto...


Palavra do Dia: Amizade

domingo, 3 de fevereiro de 2013

La Fiesta!

Ontem foi a minha primeira festa em Madrid.
E que festa!!!!


A Federica, a Raquel e o Giampa liberaram a casa para uma Festa Anti-Carnaval (na verdade este foi apenas um pretexto para uma festa) e convidaram uma galera para la ir. Eu passei o dia em casa num dorme-acorda e só decidi mesmo que eu ia para a festa a meia noite! No caminho até la fui pensando se seria boa ideia ir, uma vez que eu só conhecia 4 pessoas e poderia ficar sozinha por la.
Ledo engano!!!!



Como as pessoas em Madrid são simpáticas e abertas! Em poucos minutos (e alguns copos) toda a gente se conhece, conversa, ri, troca telefone, facebook e o que mais existir.
Para complementar o ambiente espectacular havia vários músicos por la com seus instrumentos e muita, muita música boa!




Imagina só o lugar: gente do Brasil, Espanha, Portugal, Suécia, França, Alemanha, Itália com violão, cuíca, saxofone, pandeiro, bandolim, comendo uns petiscos, bebendo qualquer coisa, dançando, curtindo um som ao vivo.


Dizem que Madrid não é uma cidade para se ver, é uma cidade para se viver. Pelo que vi ontem deve ser verdade.

Palavra do dia: Encantada

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Em Madrid e em casa (já) !


Estou em Madrid há 4 dias.

Cheguei no dia 29 e fui directo para a casa da Federica. Fui recebida por um italiano simpatiquíssimo que mora junto com a Fede e a Raquel. O Gianpaolo preparou-me uma autentica pasta italiana, como um molho de tomate super especial e uma salada Caprese. Logo de cara ja vi que Madrid será uma experiência deliciosa!!

Nos últimos dias a vida tem sido muito corrida e cansativa. Não fui para a noitada ainda, não saí para comer e  nem para uma cerveja ao fim da tarde eu fui. Já comecei no trabalho novo (vou escrever sobre ele em outro post) e a busca por casa foi exaustiva.

 A verdade é que procurar uma casa em Madrid foi muito, muito cansativo, principalmente porque eu procurava um cantinho que obedecesse a algumas regras. Marquei todas as visitas a casas para o dia 30/01 e tinha decidido que teria que ser uma das casas que eu visse. Visitei 9 apartamentos diferentes em menos de 6 horas (sou "muita boa", não sou?) e fiquei em dúvida entre 2 deles. No dia seguinte, decidi, paguei e me mudei.
Não é a casa dos sonhos, não é perfeita mas é quentinha, reformada, limpa e o porteiro do prédio é um fofo...
E o melhor: fica a 2 minutos a pé da estação Atocha, uma das principais de Madrid e onde passa o metro e o comboio que apanho para o trabalho.

Atocha está ali ao fim da rua.

Ah, e sou vizinha do Museo Reina Sofia, um dos principais de Espanha.

Hoje eu  sou a pessoa mais feliz do mundo!

Palavra do dia: Lar