INOV Contacto

O INOV-Contacto é um programa de estágios internacionais para jovens profissionais até os 30 anos. É uma iniciativa apoiada pela Uniao Européia e é gerida pela AICEP Portugal.
No geral os candidatos se inscrevem, passam por um lonnnnngo processo seletivo e ao fim de alguns meses sabemos para qual país e empresa se vai estagiar por 6 meses. Ou seja, podem te mandar para Singapura ou Costa do Marfim. Você pode parar numa grande  Multinacional ou na loja do Zé da Esquina.

O candidato nao tem nenhuma opçao de escolha, existe uma equipa de coordenadores que fazem uma avaliaçao das qualificaçoes profissionais e das vagas existentes, definem o que pode ser melhor para cada e faz o chamado "Match", que é encontrar um candidato adequado a uma vaga.

Depois da fase de Matching, o candidato recebe a resposta de que está dentro do programa MAS só saberá o seu destinho dali a algumas semanas, na fase de Campus em Lisboa.

O candidato recebe uma bolsa que varia de valor consoante o país de estágio. Para alguns países é pouco, para outros sobra e para ainda outros está na medida certa. Para a Espanha está bom, dá para viver mais ou menos e nao falta nem sobra muito (para mim, claro. Se vc for pra night todos os dias e morar num apartamento duplex com piscina acho que a bolsa nao vai dar).

Beleza, agora como eu fui lá parar?
Embora eu more me Portugal há muitos anos, eu nao tenho nacionalidade portuguesa, apenas brasileira (por preguiça minha) e achava que este programa me excluía. Como eu sempre quis entrar num programa como este fui caçar alguma lei, alguma coisa no regulamento onde eu pudesse pegar e entrar! Eis que encontrei a seguinte informaçao:
"Podem se candidatar jovens que permaneçam legalmente  em território nacional continental"
E é aí que eu me encontro, baby!! Estrangeiros IN !

Me candidatei no ultimo dia, 31 de Maio, com a certeza que nao ia entrar. A primeira eliminatória deixou umas mil pessoas de fora. Passei. Aí veio a fase seguinte: Testes psicotécnicos, desenhos, bolinhas, quadradinhos e dinâmicas de grupos. Essa fase foi feita uma parte de manha e a outra de tarde, em dias diferentes. Passei de novo. Aí veio a fase de Matching que foi a mais longa e sofrida. Isto porque voce pode ser um candidato perfeito para o programa e nao ter vaga no final! Recebi a resposta em Dezembro que estava oficialmente dentro do Programa!!

Decidir entrar de verdade no INOV foi muito difícil. Eu estava morando em Lisboa, com um óptimo emprego, fazendo o mestrado dos meus sonhos na Universidade de Lisboa (Biologia Molecular e Genética), com minhas amigas por perto, uma vida cheia de coisas boas. Ia jogar tudo para o alto por algo incerto? E foi isso que eu fiz.

Quando soube que vinha para Madrid, trabalhar com Bioinformática tive a certeza que fiz a escolha certa. É claro que meu contrato acaba em Agosto  e posso ou nao ficar aqui, mas está sendo uma experiência absolutamente fantástica e enriquecedora.

Mais sobre o INOV aqui: http://www.portugalglobal.pt/PT/InovContacto/Paginas/InovContactoHomepage.aspx
Mais sobre a fase de Campus aqui:
http://tozziporai.blogspot.com.es/2013/01/o-campus.html

1 comentários: