segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A pré-partida

Hoje é meu ultimo dia em Portugal. Embora eu tenha a certeza absoluta que fiz a escolha certa ao deixar Lisboa, meu emprego e meu mestrado para aceitar entrar no INOV Contacto, existe em mim uma certa insegurança nisto tudo.
Estou indo para Madrid com mais uns 30 estagiários portugueses, vou ficar por enquanto na casa de uma grande amiga italiana e vou me sentir em casa la, tenho a certeza.  Fui à Madrid uma vez e Madrid nunca saiu de mim. Mantive contacto com as pessoas que conheci la e mantive o desejo de voltar para ficar mais tempo.


Eu na Puerta del Sol em Madrid, em 2010
Amanhã começa uma nova fase da minha vida, com muito frio, tapas, cervejas e BioInformática. Não escrevi ali em cima mas é aí que está a minha insegurança. Eu ja estou envolvida na BioInformática ha uns 4 anos, tenho feito uns cursos, adquirido uns conhecimentos básicos em Biologia, mas tenho receio que tudo isso tenha sido pouco para encarar um emprego de verdade nesta área. Vou entender o que o meu chefe vai falar? Vou entender o contexto do problema? Vão me mandar para uma bancada extrair um DNA?
Sei que vou trabalhar principalmente com informática em Genômica (não sabe o que é? Pergunta pro Google!).

Amanhã chego em Madrid as onze da manhã, previsão de 2ºC segundo o pai google, uma mala de 23 kg e muita vontade de começar logo a trabalhar. 

Não estou embarcando numa aventura, como algumas pessoas dizem, estou caminhando em direção ao meu futuro,  dando um importante passo na carreira que eu quero construir. Aventura é quando você ruma em direcção ao desconhecido.Quando você ruma em direcção ao desejado isto se chama Objectivo. 

Palavra do dia: Segurança

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Campus


O estágio do INOV tem várias etapas. Há pessoas que estagiam em Portugal primeiro, há pessoas que vão estagiar directo para o país de destino mas seja qual for o caso,  a primeira etapa é no Campus. O Campus ocorre durante 2 dias e, segundo a Aicep consiste num curso de praticas internacionais.  Para mim foi muito mais que isso: foram 2 dias de aprendizado intensivo com muitas palestras, debates, depoimentos de ex-estagiários e principalmente novas amizades.

Carina (que vai para Cabo Verde), Marisa (para Paris) e eu

 Ao longo do dia eu ia me sentindo cada vez mais "agradecida" e privilegiada por fazer parte deste grupo e ter a oportunidade de ouvir sobre assuntos tão distintos.  Tivemos palestras com Ministros Portugueses, Directores de Bancos, Presidentes de Instituições, Empresários, Representantes do Turismo de Portugal, etc, mas o que mais me agradou mesmo foi ouvir a pessoa por trás do cargo, conhecer sua historia, seu percurso profissional  e saber que é possível sim sair de uma aldeia do interior do Alentejo para tornar-se o presidente de um banco internacional, ou montar uma empresa aos 46 anos e ter sucesso independente da idade de início.

Tivemos até a honra, o prazer, o mega privilégio de ter o  Exmo. Sr. Paulo Portas (também conhecido como o  Ministro dos Negócios Estrangeiros) a dar-nos uma injeção de elogios e motivação  !!!!

O Sr. Paulo Portas é o que está ao meio...

Acho que a idéia principal do Campus foi incutir em nós um espírito empreendedor. Falou-se muito em irmos sim para fora, aprender, mostrar o potencial dos profissionais de Portugal mas não esquecer de voltar, voltar e abrir nosso próprio negócio, gerar emprego, gerar renda para o país.  Confesso que esta nunca foi a minha ideia mas já penso nesta hipótese com um pouco mais atenção...

O momento mais esperado dos últimos meses (para a maioria de nós ) começou por volta das 17:00 hs do segundo dia: a apresentação do país para onde iríamos estagiar!!
As apresentações foram assim: cada coordenadora subia ao palco e mostrava no ecrã um Power Point com o nome, a empresa, a cidade e o país para onde cada um iria. Mas não era assim, de uma vez, era Nome (a pessoa se levantava) - PAUSA- Empresa (silêncio) - PAUSA- Cidade (299 pessoas gritando, batendo palmas, fazendo barulho e 1 pessoa chorando ou sorrindo).
Cada vez que alguém ia para o Brasil o auditório quase ia abaixo, era pessoal gritando, comemorando, dando piruetas no ar, e eu no cantinho rezando para não me mandarem para o Brasil.

De repente alguém, no palco fala :
"Daiane Santos Tozzi"
       levantei tremendo por todos os lados e suando frio.
"A sua empresa é a . . . . . . . . . . . . . . . . .   Integromics"
      sorri, dei uns pulinhos e pensei "My God, Bioinformática, YES!!! "
"E a Daiane vai para ..............................................................................Espanha. MADRID!!!"
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa NÃO ACREDITO!!!  Nossa Senhora, Jesus, Alá, Buda, Maomé, muito obrigada!!!! Vou para a Espanha, galera!!!




 E é isso, depois eu não me lembro de mais nada, nem sei o que mais que aconteceu, estava feliz demais para me concentrar em qualquer outra coisa.

 Para além de eu amar a Espanha ainda vou trabalhar em uma empresa de Bioinformática. Sou ou não sou a pessoa mais sortuda deste mundo ??

Palavra do dia: Sorte

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2013 !!

O primeiro dia de 2013 e o primeiro post deste blog...

31 de Dezembro é o dia oficial das promessas de ano novo,mas como é possível fazer promessas de ano novo estando a espera dos resultados do INOV Contacto?

Eu queria prometer ser mais calma mas... e se eu for para Nova York? Eu também queria  prometer emagrecer mas e se eu for para Paris? Ou como prometer poupar dinheiro se eu for para o Japão?

A verdade é que não prometi nada, apenas comi uma uva passa por cada mês com um grande sentimento de que tudo vai dar certo.

Estou cheia de expectativas e confiança para o próximo ano!


Feliz 2013 !!


Palavra do dia: Esperança