sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Campus


O estágio do INOV tem várias etapas. Há pessoas que estagiam em Portugal primeiro, há pessoas que vão estagiar directo para o país de destino mas seja qual for o caso,  a primeira etapa é no Campus. O Campus ocorre durante 2 dias e, segundo a Aicep consiste num curso de praticas internacionais.  Para mim foi muito mais que isso: foram 2 dias de aprendizado intensivo com muitas palestras, debates, depoimentos de ex-estagiários e principalmente novas amizades.

Carina (que vai para Cabo Verde), Marisa (para Paris) e eu

 Ao longo do dia eu ia me sentindo cada vez mais "agradecida" e privilegiada por fazer parte deste grupo e ter a oportunidade de ouvir sobre assuntos tão distintos.  Tivemos palestras com Ministros Portugueses, Directores de Bancos, Presidentes de Instituições, Empresários, Representantes do Turismo de Portugal, etc, mas o que mais me agradou mesmo foi ouvir a pessoa por trás do cargo, conhecer sua historia, seu percurso profissional  e saber que é possível sim sair de uma aldeia do interior do Alentejo para tornar-se o presidente de um banco internacional, ou montar uma empresa aos 46 anos e ter sucesso independente da idade de início.

Tivemos até a honra, o prazer, o mega privilégio de ter o  Exmo. Sr. Paulo Portas (também conhecido como o  Ministro dos Negócios Estrangeiros) a dar-nos uma injeção de elogios e motivação  !!!!

O Sr. Paulo Portas é o que está ao meio...

Acho que a idéia principal do Campus foi incutir em nós um espírito empreendedor. Falou-se muito em irmos sim para fora, aprender, mostrar o potencial dos profissionais de Portugal mas não esquecer de voltar, voltar e abrir nosso próprio negócio, gerar emprego, gerar renda para o país.  Confesso que esta nunca foi a minha ideia mas já penso nesta hipótese com um pouco mais atenção...

O momento mais esperado dos últimos meses (para a maioria de nós ) começou por volta das 17:00 hs do segundo dia: a apresentação do país para onde iríamos estagiar!!
As apresentações foram assim: cada coordenadora subia ao palco e mostrava no ecrã um Power Point com o nome, a empresa, a cidade e o país para onde cada um iria. Mas não era assim, de uma vez, era Nome (a pessoa se levantava) - PAUSA- Empresa (silêncio) - PAUSA- Cidade (299 pessoas gritando, batendo palmas, fazendo barulho e 1 pessoa chorando ou sorrindo).
Cada vez que alguém ia para o Brasil o auditório quase ia abaixo, era pessoal gritando, comemorando, dando piruetas no ar, e eu no cantinho rezando para não me mandarem para o Brasil.

De repente alguém, no palco fala :
"Daiane Santos Tozzi"
       levantei tremendo por todos os lados e suando frio.
"A sua empresa é a . . . . . . . . . . . . . . . . .   Integromics"
      sorri, dei uns pulinhos e pensei "My God, Bioinformática, YES!!! "
"E a Daiane vai para ..............................................................................Espanha. MADRID!!!"
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa NÃO ACREDITO!!!  Nossa Senhora, Jesus, Alá, Buda, Maomé, muito obrigada!!!! Vou para a Espanha, galera!!!




 E é isso, depois eu não me lembro de mais nada, nem sei o que mais que aconteceu, estava feliz demais para me concentrar em qualquer outra coisa.

 Para além de eu amar a Espanha ainda vou trabalhar em uma empresa de Bioinformática. Sou ou não sou a pessoa mais sortuda deste mundo ??

Palavra do dia: Sorte

2 comentários:

  1. Ai! Fantástico... Um pórtico aberto para um futuro brilhante! Agora: "O Sr. Paulo Portas é o que está ao meio..." -.- really?!

    ResponderEliminar
  2. Deves pensar que a audiência do meu blog é só de Portugueses ...

    ResponderEliminar