sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mudanças

Dia 16 de Fevereiro de 2011 eu estava num avião indo de volta para o Brasil, mais precisamente de Lisboa para Campinas. Estava a viver em Portugal há 8 anos, não tinha conseguido guardar dinheiro nenhum mas tinha conseguido fazer uma faculdade e este era meu maior tesouro. Fui embora de Portugal com lágrimas nos olhos, o coração bem apertado e cheia de expectativas para a minha nova vida no regresso ao Brasil.

Eu e Mamãe dizendo adeus para Portugal

Bem, cheguei em Campinas e em 7 dias arranjei um emprego. Um não, vários! Optei por trabalhar perto de casa. Meus planos eram ficar uma temporada lonnnga em São Paulo, fazer um mestrado e passar tempo com a minha amada família. Mas aconteceu algo muito, muito estranho: não me readaptei ao meu próprio país!! Estranhei os hábitos, a comida e o calor. Sentia muitas saudades do delicioso hábito português de ir a um café para uma bica e o jornal, senti falta do sotaque, do bacalhau, do azeite, da praia pertinho, das minis pretas .... Enfim, as coisas iam mudando dentro de mim.

Campinas, SP 
Calor Insuportável (não aqui, é claro)

Ao fim de 16 meses decidi regressar ao meu Portugal. Meu patrão (da altura) me deu a hipótese de trabalhar à distancia e aquilo pareceu-me um sinal divino para eu seguir meu machucado coração. Tive o apoio dos meus amigos e de poucas pessoas da minha família mas estava mesmo decidida a recuperar o que eu deixei em terras lusitanas.

Fui recepcionada com uma grande festa no aeroporto de Lisboa! Cartazes, violão, meus amigos e minha mãe. Me senti em casa de verdade e tive a certeza que tinha feito a escolha certa.


Me candidatei a alguns mestrados que eu queria fazer em Lisboa e me candidatei ao INOV Contacto no ultimo dia do prazo das inscrições. Comecei a fazer o mestrado mas fiquei sempre presa às respostas que iam surgindo do INOV. Por causa disso não fiz muitos planos nem me envolvi com muita coisa. Eis que no final de Dezembro recebo a resposta de que estava dentro do programa, o que significava que ia estar 6 meses em algum lugar que eu só saberia em Janeiro.

Me calhou Madrid. Adorei e Espanha sempre foi um país que eu queria viver. Deixei o mestrado, mamãe, meus amigos, meu emprego e vim.

Agora olhando para os últimos 2 anos não consigo acreditar nas viradas que a minha vida levou. Quantos planos eu fiz e não cumpri, quantas metas eu criei e modifiquei, quantas coisas eu quis e conquistei, e sobretudo, quantas surpresas a vida me presenteou!

O mundo dá muitas voltas e a nossa vida vai rodando junto, cabe a nós decidir se as voltas são para frente ou para trás.

Palavra do Dia: Decisões


1 comentários:

  1. Daiane, tudo acontece por uma razão. E a tua é visível: a felicidade! Espero que continues a ser muito feliz. Aproveita tudo ao máximo.
    Daqui a uma semana vou eu para o teu país, para São Paulo, mais precisamente. Sempre tive muita curiosidade em conhecer a realidade Brasileira! E também para conhecer família que após 21 anos, nunca conheci. Vai ser um ano de boas experiências, e eu estarei aqui a partilhar tudo contigo! Boa sorte :D

    ResponderEliminar